Central de Atendimento: (84) 3315-6900
contato@clinicaoitavarosado.com.br
Este exame faz parte da rotina otoneurológica, que visa avaliar de forma minuciosa o paciente com alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como “labirintites”.
Confirmar ou infirmar o comprometimento vestibular – Saber qual o lado lesado (direito, esquerdo ou ambos) – Saber se o distúrbio é periférico (labirinto e VIII nervo), central (núcleos, vias e inter-relações com outras estruturas do sistema nervoso central) ou misto. – Verificar o tipo da lesão vestibular (irritativa ou deficitária). – Ajudar na identificação da causa, pela contribuição ao estabelecimento de uma hipótese diagnóstica – Estabelecer o prognóstico – Monitorizar a evolução do paciente tratado e da sua doença – Modificar, se necessário, a orientação terapêutica, com base no acompanhamento dos sinais objetivos aos exames. – Decidir quando o tratamento deve ser encerrado, após a resolução dos sintomas e/ou sinais ou a obtenção do melhor resultado possível.
O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisa os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais e a testes calóricos (com ar) que estimulam de forma diversa o labirinto.
Receba as mais recentes atualizações da Clínica Oitava Rosado